O Dia do Amor

14 de fevereiro é o Dia Internacional dos Namorados ou "Valentine's day" em comemoração de São Valentim, um bispo que viveu no século III d.C. e que sacrificou a sua vida em prol do amor dos jovens que foram proibidos de se casarem pelo Imperador Romano da época.

São Valentim contrariando as ordens, fazia os casamentos em cerimónias secretas pois acreditava que o amor era a base da família e da felicidade.

Não demorou muito para que o Imperador descobrisse as suas atividades e o mandasse para a prisão. Lá, conheceu a jovem Asterias, uma bela mulher, cega de nascença. Filha de um carcereiro, a bela Asterias conseguiu aproximar-se de Valentim e os dois apaixonaram-se perdidamente. Após um abraço cheio de amor, a jovem recuperou milagrosamente sua visão.

Apesar do apelo dos jovens e da comunidade, Valentim foi decapitado no dia 14 de fevereiro de 270 d.C. e mais tarde, devido ao milagre da cura da cegueira da jovem Asterias, seu amado foi canonizado e hoje é conhecido como São Valentim e a data de sua morte, 14 de fevereiro, é considerada como o Dia Internacional dos Namorados.

(ANI, adapt.)


Comentários